sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CONHECENDO E AMANDO CACHOEIRO

A arte tem grande importância na educação infantil, pois com ela podemos transformar a formação das crianças, fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.
Sabemos que a escola por excelência é formadora de leitores. Na educação infantil a leitura e a escrita são trabalhadas, ainda de forma lúdica, utilizando-se da linguagem do desenho e da pintura, favorecendo a evolução da escrita e da leitura, permitindo que a criança seja autora de suas próprias obras.
Considerando que a formação dos futuros leitores e escritores, está vinculada à presença constante dos diversos gêneros textuais, é que oportunizamos as nossas crianças, com o tema “Conhecendo e Amando Cachoeiro”. Conhecendo a historia de Cachoeiro de Itapemirim, através de pesquisas, fotos, literaturas, documentários e pesquisas de campo, de modo que identifiquem e valorizem as riquezas de nossa terra como: o café, as rochas, o leite e seus derivados, a cana-de-açúcar, entre outros que favorecem a grandeza de Cachoeiro. Foram estudados também a Casa de Cultura, Casa de Roberto Carlos, O Pico do Itabira, o Rio Itapemirim e sua importância para a vida cachoeirense.
Vivenciamos a cultura literária, através das obras dos escritores, contemplados pela Lei Rubem Braga e outros escritores da cidade.
Mobilizamos nossas crianças para a importância da coragem e do trabalho dos prefeitos eleitos, para o desenvolvimento e crescimento da cidade. Oportunizamos ainda às crianças, o acesso ao universo literário, quando comemoramos o centenário de Vinícius de Moraes e de Rubem Braga levando – os a construírem uma relação diferenciada com a linguagem literária e consequentemente, tornarem – se futuros leitores e produtores de textos.