quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Importância dos Jogos Matemáticos na Educação Infantil - ATIVIDADES



Uma das características básicas do jogo é absorver o participante de maneira intensa, realizando-o num clima de entusiasmo e espontaneidade. O jogo é um recurso importante, auxiliando no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. o jogo com regras predomina durante toda a vida do individuo. Brincando a criança aprende, assimila e constrói a sua realidade, integrando as várias dimensões da personalidade afetiva, motora e cognitiva. por isso, durante a execução dos jogos em equipe, a professora deve procurar despertar o espírito de cooperação e de trabalho em conjunto, para que os grupos atinjam objetivos comuns.
Trabalhar matemática é muito mais do que trabalharmos as operações fundamentais e conceitos. trabalhar matemática é treinar a atenção, a concentração e a capacidade de se resolver problemas frente as novas situações.
Objetivos:
  • construir o conhecimento lógico matemático, através de material concreto.
  • desenvolver a atenção, concentração e observação.
  • despertar o espírito de cooperação e de trabalho em equipe.
  • desenvolver o raciocínio lógico, repassando às crianças, noções de quantidade, forma, tamanho, número e representação numérica, sequencia e ordem.
  • permitir à criança, analisar, comparar, relacionar, classificar, ordenar objetos.
  • verificar, reconhecer e comparar objetos, percebendo as características dos mesmos.
  • associar número / quantidade.

 


Quando partilhamos com uma criança a reinvenção de um objeto, estamos também levando-a a descobrir o encanto escondido nas coisas simples. Isso é muito mais do que uma nova forma de brincar; a criação de brinquedos com sucata é uma proposta de mudança na forma de ver as coisas, é um convite para uma pequena aventura.
 



Devemos dar oportunidade para que as crianças se sintam úteis, pois, assim, estaremos reforçando o seu conhecimento. Quando a criança é estimulada a realizar tarefas, nas quais sua capacidade é reconhecida, torna-se realmente mais capaz. Para que a aprendizagem aconteça, é preciso haver segurança por parte da criança; caso contrário, o medo de errar poderá inibir o seu processo de aprendizagem.
Segundo Piaget, a inteligencia é criativa e se realimenta de seus próprios mecanismos gerais de ação.

Por Eliana